Notícias

Últimas nóticias

Comandantes X Copilotos: quais as diferenças entre eles?

Você já parou para pensar o próposito de ter dois pilotos em uma aeronave?

Você já parou para pensar o propósito de ter dois pilotos em uma aeronave? A maior importância é que eles estão ali para se apoiarem e se ajudarem caso aconteça alguma coisa. Embora eles estejam juntos suas funções são um pouco diferente e vamos explicar quais são elas.

Algo bem interessante sobre eles é o nome de suas funções muitos conhecem como “piloto” e “copiloto”, mas o nome correto é “comandante” e “primeiro oficial”, embora muitas companhias áreas utilizem a denominação copiloto ainda, independente da forma que são denominadas as funções ambos estão preparados para pilotar o avião.

A principal diferença entre os dois são suas responsabilidades durante um voo, por exemplo: o Comandante ele é responsável por toda a operação e segurança do avião e normalmente a palavra final sempre será a dele. O Copiloto também têm suas funções dentro da aeronave como auxiliar o Comandante, operar sistemas, ajudar na tomada de decisões e pilotar quando necessário.

Ao contrário do que muitos pensam, ambos estão trabalhando juntos para se ajudarem, toda e qualquer decisão sobre quem vai pilotar naquele momento deve ser verbalizada, isso ocorre muitos em voos mais longos onde é preciso alternar quem vai pilotar para o outro descansar.

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), piloto voando é aquele “que está efetivamente exercendo o controle direto da aeronave, seja manualmente ou através do uso da automação. Não é necessariamente o comandante da aeronave”.

Fonte: https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/

Back to top