Notícias

Últimas nóticias

Marco da aviação: Airbus comemora 50 anos

A Airbus, empresa líder na Europa no desenvolvimento de programas espaciais e líder mundial na produção de helicópteros para uso civil, faz 50 anos em 2019

Após cinquenta anos da inovação europeia na aviação, a Airbus provou para o que veio: 12 mil aeronaves depois, a empresa é símbolo de um projeto improvável que conseguiu desafiar a supremacia e empresas norte-americanas como a Boeing, líder do mercado aeronáutico em 1969.

A Airbus nasceu em 29 de maio de 1969, quando a aviação comercial no Ocidente era largamente dominada por fabricantes americanas.

Contestando o mercado, o Airbus pioneiro, o A300, foi também o primeiro jato de fuselagem larga (widebody) com dois motores — até então esse tipo de aeronave era impulsionada por quatro.

Na sequência veio o A320, com a missão de enfrentar o Boeing 737, o avião comercial mais vendido da história.

Neste ano, comemorando o aniversário da empresa, todos os modelos atualmente em produção realizaram um voo em formação com a equipe acrobática Patrouille de France.

Guillaume Faury, CEO da Airbus, se manifestou: “A história da Airbus é de ambição e progresso e tem sido uma vitrine da integração europeia”. Ainda, completou que a empresa construiu “história de grandes realizações no passado e, acima de tudo, no futuro”.

Back to top